Promoveram no último dia 22 de março, na Policlínica “Dr. Plínio Aristides Targa Filho”, uma capacitação sobre dengue voltada a médicos, enfermeiras e outros profissionais que atendem nas unidades de saúde do Município.
Participaram do encontro 38 profissionais, divididos em dois períodos. A aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Sebastião Pires Ferreira Filho, médico infectologista e docente do Hospital das Clínicas de Botucatu.
A atividade abordou detalhes epidemiológicos da dengue; condução dos casos suspeitos, reconhecimento dos principais sinais de alerta, bem como orientações sobre prevenção e outras novidades em torno da doença.
O intuito da capacitação, além de trazer conhecimento aos profissionais, é alcançar e conscientizar a população sobre a gravidade dessa doença que pode causar complicações como miocardite, encefalite, insuficiência hepática e renal e, até mesmo, evoluir o paciente à óbito.
Atualmente o Brasil conta com a circulação de quatro tipos de dengue no Brasil, com tendência de aumento no número de casos nos próximos meses.