Notícias
12/06/2022
Cardiopatia Congênita
Já ouviu falar em
cardiopatia congênita?
Você sabe o que é?
Trata-se de uma má formação no desenvolvimento da estrutura do coração que aparece nas primeiras semanas de gestação.
O tema tem até uma dada: 12 de junho. Para que a sociedade tenha conhecimento e possa compartilhar informações sobre esta doença.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estima que, por ano, pelo menos 30 mil bebês nasçam com este problema.
Cerca de 6% morrem antes de completar um ano de vida e 80% precisam fazer algum tipo de cirurgia.
Um bom pré-natal, com a realização de um ecocardiograma e ultrassom morfológico do feto são fundamentais para o diagnóstico precoce.
O exame de oximetria de pulso, mais conhecido como “teste do coraçãozinho”, é outro aliado. O procedimento deve ser feito entre 24 e 48 horas após o nascimento do bebê.
Principais sintomas nos recém-nascidos:
- Ponta dos dedos e lábios roxos
- Suor e cansaço excessivo
- Palidez e apatia
- Baixo peso e pouco apetite
- Irritabilidade
Não há uma forma exata para se prevenir a doença, mas é importante que a mulher mantenha hábitos saudáveis durante a gestação.
Além do uso diário de ácido fólico, que tem papel fundamental no processo de multiplicação celular e bom desenvolvimento do feto.
Importante salientar também que algumas pessoas com cardiopatia congênita podem não manifestar sinais tão expressivos da doença e só descobrem anos mais tarde.
Por isso, se você é gestante faça todos os exames pré-natal. E caso a criança, adolescente ou até mesmo um adulto apresente os sintomas citados acima, procure um médico, investigue e inicie o tratamento o quanto antes.
#cardiopatia #coracao #saude #recemnascido #bebe #osspirangi