Notícias

20/11/2021

Dia do Biomédico

Imagem ilustrativa da notícia

 

Ser biomédico é acreditar que a ciência é uma das chaves para um futuro melhor.
 


 

O Biomédico estuda como corpo se comporta diante de bactérias, vírus e outros organismos

     Responsáveis por realizarem o diagnóstico das doenças humanas, seus fatores ecoepidemiológicos e ambientais através de análises físico-químicas e a nível celular, os biomédicos são celebrados neste dia 20 de novembro. A data foi criada pelo decreto de Lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006, e foi escolhida porque faz referência ao dia em que a profissão foi regularizada no país, através do Projeto de Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. 

     O campo de atuação desse profissional abrange a Anatomia, Biologia, Ecologia, Genética, Patologia, Imunológica, Psicobiologia, dentre outras. O trabalho está sempre focado no estudo e pesquisa de melhorias e contribuições que possam ser dadas pela área da Saúde em cada campo. 

    Para exercer o cargo de biomédico é obrigatório ter cursado uma graduação em Biomedicina. A atuação profissional é regulamentada e permitida com o devido registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

     Dentre suas diversas habilitações, o biomédico é responsável por realizar pesquisas científicas e laboratoriais com base na fisiologia humanas e nos aspectos estruturais do organismo – células, tecidos e órgãos -, para apoiar o diagnóstico e o tratamento de patologias.

     Pelo fato de a profissão ser bem diversificada e oferecer 35 habilitações regulamentadas pelo CRBM, o profissional da área tem diversas oportunidades de trabalho, por conta do extenso mercado de atuação. As áreas gerais nas quais os biomédicos podem atuar são: Análises clínicas, Análises ambientais, Indústrias, Análises bromatológicas, Biologia molecular, Genética, Reprodução humana, Citologia oncótica, Banco de sangue e Imagenologia.

     O grande desafio desse profissional é sempre a busca de novas competências. O biomédico necessita ser multifacetado. São os desafios que todo bom profissional que almeja o destaque encara: versatilidade, inovação e aperfeiçoamento. E por ser uma profissão com tantas atribuições, a carreira sempre se apresentará recheada de grandes oportunidades, porém, além do diploma, o bacharel em Biomedicina precisará se atualizar sempre, buscando a proatividade”.

     O principal local de trabalho do biomédico é o laboratório. Os centros de pesquisa particulares ou públicos também podem abrigar os biomédicos, com o intuito de realizar estudos que irão resultar em soluções para as mais diversas enfermidades e problemas biológicos humanos, como é o caso da elaboração da vacina contra a Covid-19. Outra área de atuação possível acaba sendo a docência, afinal o profissional tem qualificação necessária para lecionar nos próprios cursos de Biomedicina e até nos de Medicina.