Notícias
14/11/2022
Dia Mundial da Diabetes
Quando
surge a tal
da
DIABETES?
Quando o açúcar que ingerimos (seja no cafezinho, sobremesa ou nos carboidratos) não consegue mais ser absorvido pelas células do organismo e se acumula no corpo é quando surge a tal da DIABETES.
Basicamente existem dois tipos da doença:
Tipo 1:
- corre quando nosso próprio sistema imunológico ataca as células do corpo, destruindo as células produtoras de insulina no pâncreas.
- Representa de 5% a 10% dos casos de diabetes.
- É mais comum em crianças e adolescentes.
- A causa não é clara, mas acredita-se estar relacionada à questões genéticas.
Tipo 2:
- Ocorre quando a insulina, que serve para conduzir a glicose para as células, não atua como deveria devido a uma resistência das próprias células.
- Para equilibrar, o pâncreas tenta produzir cada vez mais insulina. Mas com o tempo o órgão se desgasta e fica sobrecarregado.
- Acomete cerca de 90% dos diabéticos
- Está mais relacionado ao estilo de vida, como consumo de alimentos gordurosos e alto teor de açúcar e a falta de atividade física (sedentarismo)
A diabetes é uma doença traiçoeira, que não costuma dar muitos sinais no início. Entre os principais sinais de alerta podemos citar:
Tipo 1:
- perda de peso
- aumento no apetite
- excesso de sede
- vontade de urinar diversas vezes
- fadiga
- náusea/vômito
Tipo 2
- infecções frequentes
- alteração visual (visão embaçada)
- dificuldade na cicatrização de feridas
- formigamento nos pés
- furúnculos.
Só no Brasil são mais de 16 milhões de diabéticos (5º no ranking mundial), com tendência de alta para as próximas décadas.
Fato é que a diabetes ainda não tem cura.
Mas é possível controlá-la com medicações específicas (como a insulina) e até prevenir. Principalmente com mudanças nos hábitos de vida.
E aí: você está disposto a mudar essa realidade junto com a gente ?.