Notícias

20/10/2021

Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Imagem ilustrativa da notícia

Hoje (20 de outubro) é Dia Mundial de Combate à Osteoporose. 

Mas você sabia que essa doença não atinge somente pessoas da chamada Terceira Idade? 
 

Se liga então nesse conteúdo que separamos para você. Afinal, a prevenção começa com informação!

Dia Mundial e Nacional de Combate a Osteoporose

twitter sharing button

Dia Mundial e Nacional de Combate a Osteoporose

A osteoporose é um problema de saúde pública, afetando centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, predominantemente a mulher na pósmenopausa. A principal consequência clínica da doença é a fratura por fragilidade óssea. Estima-se que uma a cada três mulheres e um em cada cinco homens com idade superior a 50 anos, em todo o mundo, apresentarão uma fratura osteoporótica. As fraturas causadas pela osteoporose podem causar incapacidade a longo prazo, diminuição da qualidade de vida, perda de independência e sobrecarga familiar com os cuidados pós fratura.

O dia mundial de combate à osteoporose, celebrado no dia 20 de outubro, foi idealizado como uma campanha anual dedicada à conscientização global para prevenção, diagnóstico e tratamento da osteoporose. E especialmente num ano pandêmico, tão difícil e atípico, a campanha enfatiza o papel da família no suporte e cuidados ao paciente com osteoporose.

Com o objetivo de prevenir a osteoporose e as fraturas associadas, a Fundação Internacional de Osteoporose (International Osteoporosis Foundation – IOF), da qual a FEBRASGO é afiliada, lançou a campanha deste ano, com intenção de alcançar profissionais de saúde, meios de comunicação, políticas públicas e público em geral. A campanha tem como objetivo principal educar pacientes, familiares e cuidadores sobre alguns aspectos que envolvem o diagnóstico e o tratamento da doença, como:

- A sobrecarga da família e de cuidadores no auxilio ao familiar que sofre com a osteoporose e com as sequelas pós-fraturas, devido à perda de mobilidade e incapacidade de realizar as tarefas diárias.

- Conscientização de que a osteoporose ocorre em famílias e que um dos principais fatores de risco é a osteoporose dos pais, ou seja, a saúde óssea é uma preocupação entre gerações pois o fator genético é o mais importante fator de risco não modificável e um dos mais importantes determinantes da massa óssea.

- Reconhecimento precoce dos fatores clínicos de risco para osteoporose, enfatizando a necessidade de instituir estratégias para redução de fraturas. Desta forma, preocupadas com o cenário da osteoporose no mundo, a IOF (International Osteoporosis Foundation) criou uma ferramenta online para ajudar a população a conhecer os fatores de risco que podem predispor ao surgimento da doença – o questionário de Verificação de Risco para Osteoporose. A iniciativa lançada com o apoio da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologistas e Obstetras), traz um rápido e dinâmico questionário programado para combinar diferentes marcadores biológicos e de hábitos de vida, com a finalidade de alertar sobre os perigos da doença e necessidade de buscar orientação médica. Este instrumento está disponível on-line em português e poderá ser acessado através do link, clique aqui. 


#osteoporose #coluna #quadril #ossos #corpo #saude #bemestar #dicasdesaude #osspirangi