Notícias
19/06/2022
Dia Mundial de Conscientização da 𝐃𝐨𝐞𝐧ç𝐚 𝐅𝐚𝐥𝐜𝐢𝐟𝐨𝐫𝐦𝐞
No dia 19 de junho
lembramos o Dia Mundial
de Conscientização da
𝐃𝐨𝐞𝐧ç𝐚 𝐅𝐚𝐥𝐜𝐢𝐟𝐨𝐫𝐦𝐞 🩸🧬.
Doença genética de maior prevalência no mundo.
Vamos saber um pouco mais sobre ela? 👇
𝐎 𝐪𝐮𝐞 é
O nome da doença está relacionado ao formato dos glóbulos vermelhos do sangue, que ao invés de arredondados mais se parecem uma “foice”. Essa alteração nas hemácias dificulta a circulação e a chegada do oxigênio aos tecidos.
𝐈𝐧𝐜𝐢𝐝ê𝐧𝐜𝐢𝐚
Estima-se que, por ano, surjam cerca de 3 mil novos casos da doença e 180 mil novos portadores do traço, ou seja, pessoas que não apresentam sintomas, mas possuem a Hemoglobina S (traço falciforme). Tem maior incidência na população negra.
𝐆𝐞𝐧é𝐭𝐢𝐜𝐚
A doença é hereditária e se perpetua quando o gene alterado do pai e da mãe são transmitidos ao feto. Quando apenas um dos pais carrega essa alteração, o filho carregará o traço falciforme. Ou seja, ele poderá passar aos descendentes, mas não manifestará a enfermidade.
𝐒𝐢𝐧𝐚𝐢𝐬
Consequentemente, provoca dores articulares, fadiga intensa, palidez e icterícia, atraso no crescimento, feridas nas pernas, tendência a infecções, cálculos biliares, problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.
𝐈𝐦𝐩𝐨𝐫𝐭𝐚𝐧𝐭𝐞
O teste do pezinho , feito entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, é importantíssimo para a detecção deste tipo de doença. Já os pais podem também realizar o exame de Eletroforese de Hemoglobina para detectar de um ou ambos possuem traços da doença.
𝐓𝐫𝐚𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨
A cura depende da doação de células da medula óssea de um doador saudável ao paciente com a doença. Entretanto, a falta de doadores e incompatibilidade de indivíduos limitam este método.
Atualmente, o Hospital Israelita Albert Einstein conduz uma pesquisa que busca uma nova forma de cura para a doença por meio da correção genética das células e transplantes autólogos – do indivíduo para si próprio.
𝐂𝐨𝐦𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐥𝐡𝐞 𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞ú𝐝𝐨 para que mais pessoas possam ter conhecimento sobre a doença falciforme e, assim, estimular o diagnóstico precoce e tratamento adequado para cada caso.
#falciforme #doençafalciforme #anemia #prenatal #gestacao #doençasgeneticas #saude #osspirangi