Notícias

14/12/2022

Doença do Beijo, o que é?

Imagem ilustrativa da notícia

A cantora Anitta 

revelou ter sido 

diagnosticada com

mononucleose infecciosa


O assunto se tornou pauta após a cantora Anitta ter revelado ser diagnosticada com uma doença chamada mononucleose infecciosa. 

Popularmente conhecida como “doença do beijo”.

A dúvida que tem pairado sobre este assunto é saber se a tal doença do beijo tem relação com a esclerose múltipla (EM), conforme sugere algumas pesquisas.

Segundo especialistas ouvidos pelo Ministério da Saúde, a mononucleose aumenta o risco da EM em pacientes que já têm “predisposição” a desenvolver a doença autoimune, mas NÃO É FATOR DETERMINANTE. Ou seja, o vírus pode ser um fator a mais para o avanço da Esclerose Múltipla, mas sozinho não causa EM.

A doença do beijo é causada pelo vírus Epstein-Barr (EBV), um tipo de herpes que pode ser transmitido pela saliva, objetos contaminados e por transfusão de sangue. Acomete principalmente pessoas entre 15 e 25 anos e pode ser confundida com outras doenças respiratórias devido a sintomas como dor de garganta, fadiga; tosse; perda de apetite;

Já a Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória crônica do sistema nervoso central (não contagiosa) em que o sistema imunológico ataca as bainhas de mielina (capas de tecido adiposo) que protegem os neurônios do cérebro e da medula espinhal. Quando esta cobertura é danificada, os impulsos nervosos diminuem ou param.

A EM não tem cura e causa problemas de equilíbrio, coordenação, rigidez de membros (sensação de queimação ou formigamento), transtornos cognitivos e emocionais.

 

 

#doencadobeijo #esclerosemultipla #dicasdesaude #saude #osspirangi