Notícias
03/07/2023
Doença Falciforme, Condição Genética Hereditária
Doença falciforme,
condição genética
hereditária mais
comum no Brasil
7 milhões, cerca de 3,5 mil casos novos por ano.
Este é o cenário da doença falciforme, condição genética hereditária mais comum no Brasil e no mundo e que hoje (19.jun) é lembrada com propósito de conscientização.
Nesta doença os glóbulos vermelhos, ao invés de redondos, são curvados (em formato de lua ou foice).
Isso prejudica o transporte de oxigênio no sangue, causando:
- dores crônicas
- anemia e infecções
- palidez e fadiga intensa
- atraso no desenvolvimento
A obstrução dos vasos sanguíneos na anemia falciforme ainda pode provocar: maior risco de infartos e AVC (acidente vascular cerebral), complicações pulmonares, tromboses e problemas nos rins.
A doença é predominante em indivíduos da raça negra, mas também pode ser diagnosticada em pessoas brancas e pardas.
Pesquisas mais recentes (inclusive realizadas no Brasil) já sugerem uma cura à anemia falciforme através por meio de transplante de células-tronco
Enquanto isso não se torna uma realidade, milhares de pacientes pelo Brasil são acompanhados com tratamento paliativo, que requer uso de medicamentos e, em alguns casos, transfusão sanguínea
O importante é diagnosticar precocemente a enfermidade. E o Teste do Pezinho é o principal aliado. Exame realizado gratuitamente logo após o nascimento do bebê.
Por isso, compartilhe esse conteúdo para que outras pessoas também possam identificar esse tipo de doença. Ajudando a aumentar e melhorar a qualidade de vida daqueles que têm anemia falciforme.