Notícias

19/07/2022

Recomendação da vacina CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

Imagem ilustrativa da notícia

Ministério da Saúde decidiu

recomendar a aplicação da

vacina CoronaVac também

para crianças de 3 a 5 anos.


 

Após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde decidiu recomendar a aplicação da vacina CoronaVac (produzida no Brasil pelo Butantan), contra covid-19, também para crianças de 3 a 5 anos.

Até então, a vacinação contra covid-19 estava autorizada a crianças a  partir de 5 anos (Pfizer) e a partir de 6 anos (CoronaVac).

Conforme parecer técnico, a vacinação em crianças a partir dos 3 anos com a Coronavac deverá ser realizada com duas doses e intervalo de 28 dias entre elas.

Na opinião de médicos e cientistas, que fazem parte do Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid-19 da Associação Médica Brasileira, a vacinação contra Covid-19 em crianças menores de 5 anos é “urgente”.

Segundo a  Fiocruz, com base nos dados Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), desde o início da pandemia, a Covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil. 

Em 2020 foram 599 crianças e, no ano passado, 840. Em 2022, até 13 de junho, foram 291 mortes por Covid-19 entre crianças menores de 5 anos.

Com o aval da Anvisa e Ministério da Saúde, agora cabe a estados e municípios organizarem suas campanhas direcionadas a este público.
 
#vacina #covid19 #vacinaemcriancas #coronavac #butantan #osspirangi